Rotaract Brasil e ONU firmam parceria para enfatizar os 17 ODS

Parceria faz parte do 17º Objetivo que também inclui a ONU Voluntários

Em setembro de 2015, chefes de Estado, de Governo e altos representantes da Organização das Nações Unidas reuniram-se nos EUA e decidiram adotar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Na proposta foram destacados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os próximos anos. A nova Agenda de Desenvolvimento propõe uma ação mundial coordenada entre governos, empresas, academia e comunidade para alcançar os 17 ODS e suas 169 metas com o intuito de erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

A Rotaract Brasil e o 17º Objetivo

Dentro dos 17 ODS, o último diz respeito a “Parceiras e Meios de Implementação”. Este objetivo busca a parceria global para o desenvolvimento sustentável e isso é complementada por parcerias multissetoriais, que vão buscar conhecimento e compartilha-lo. É exatamente dentro desse Objetivo que o Rotaract Club está inserido, valorizado como programa de Rotary International para jovens líderes do país presente em mais de 500 municípios do país com quase oito mil jovens de 18 a 30 anos.

A ONU incentiva e promove eficazes parcerias, públicas, privadas e com a comunidade, a partir da experiência das estratégias de mobilização. Com esse intuito, após um encontro entre a Rotaract Brasil e coordenadores da ONU Voluntários Brasil e América Latina iniciou-se os diálogos para uma parceria estratégica, até a sua efetiva concretização. A reunião ocorreu na Conferência Distrital de Rotaract e Interact Clubes no Distrito 4440, no município de Sorriso-MT, em 2015.

Como vai ocorrer:

A parceria consiste em congregar esforços primeiramente no Brasil e depois internacionalmente sobre a importância dos 17 ODS no mundo. A abordagem valoriza como os Objetivos podem mudar a história e o desenvolvimento de políticas econômicas, sociais e ambientais, na realidade das pessoas. A Rotaract Brasil é formada por 38 distritos rotários, que serão os grandes multiplicadores dessa proposta, trazendo assim, impacto positivo nessa parceria que se dará em três pilares: social, ambiental e econômico.

Os 17 ODS serão os pilares essenciais no projeto multidistrital dos 38 distritos de Rotaract Clubs no Brasil. O 17º objetivo trabalha as parcerias em prol dos meios de implementação dos ODS. “A partir das metas estabelecidas na Agenda 2030, abre -se um leque imenso de possibilidade de projetos e ações. Não se pretende que sejam feitos projetos/ações exclusivos apenas de acordo com os 17 ODS e sim que possamos perceber que nossos projetos/ações já estão em sua maioria contemplados na sugestão deste pacto global pela sustentabilidade. Buscamos impactar e mudar realidades com essa parceria”, destaca o Presidente da Rotaract Brasil, Deivid Forgiarini que destaca que não apenas conscientizar sobre a importância da Agenda 2030, mas também fornecer ferramentas e conhecimento para dessa forma impactar e mudar a sociedade ao qual estamos inseridos.

ONU Voluntários Brasil

A parceria conta também com o novo portal da ONU Voluntários Brasil, onde o rotaractiano pode ser também voluntário da ONU e os clubes de Rotaract parceiros.  São muitas as ferramentas disponíveis neste portal. Por exemplo: Desde a criação de eventos para projetos, como também a participação em outros projetos realizados por voluntários e organizações voluntárias. Sendo assim uma mão de via dupla na transformação de realidades.

A Rotaract Brasil trabalhará com efetivação de dados sendo eles:

•    Clubes de Rotaract parceiros da ONU Voluntários
•    Rotaractiano voluntariados a ONU
•    Projetos cadastrados no portal da Rotaract Brasil que estejam dentro dos 17 ODS.
•    Eventos voltados aos 17 ODS
•    Palestras e treinamentos sobre os 17 ODS
•    Relatório geral de todas as atividades voltadas para os 17 ODS.

A Rotaract Brasil tem sido parceiro da ONU Voluntários. “Já participamos de um curso realizado na sede das Nações Unidas em Brasília, como também no lançamento do novo portal ONU Voluntários. Além disso, realizamos, de forma periódica, várias reuniões com coordenadora nacional do programa no Brasil. Com essa grande parceria apresentamos ao público a oportunidade de viver o voluntariado internacional da ONU. Ter a oportunidade de viver uma nova experiência e aperfeiçoar conhecimentos”, salienta Deivid.

O número de associados que Rotaract Brasil possui, fez do programa um importante parceiro da ONU. “Uma força jovem que ultrapassa fronteiras. Sendo propagadores dessa grande parceria. Agentes transformadores de realidades a cada projeto realizado nas comunidades”, destaca o presidente.

Para saber mais sobre os 17 ODS e sobretudo o 17º ODS: nacoesunidas.org/pos2015

Conteúdo Produzido pela Diretoria de Projetos da Rotaract Brasil

Curadoria Gerência de Jornalismo da Rotaract Brasil

Comentários no Facebook