Projeto Tesoura Rosa e mais de 239 sorrisos

Imagine o sorriso da criança. Com um brinquedo? Um doce? Não, apenas cabelo!

01O Outubro Rosa volta à atenção não apenas para o câncer de mama, mas todas as variações da doença. Se enfrentar um momento como esse é difícil para um adulto, pense para os pequenos que muitas vezes sequer são capazes de entender a situação. Mas como reconfortar e dar alegria para as crianças que sofrem com a enfermidade? O Rotaract Club de Rio Branco Paul Harris, no norte do país traz uma proposta inspiradora e simples. O projeto “Tesoura Rosa: Meu cabelo por um sorriso” arrecada mechas de cabelo para proporcionar perucas para os pequenos.

A iniciativa é muito simples. Numa parceria com um salão de cabeleireiro da cidade, os voluntários podem cortar seus cabelos que serão destinados as crianças de baixa renda em tratamento quimioterápico contra o câncer. As mechas arrecadadas cruzam o país e chegam à ONG Cabelaço, em Canoas no Rio Grande do Sul. A entidade é responsável por recolher os fios, encaminhá-los para confecção das perucas e distribuir às crianças e adolescentes que precisam.

02O projeto aconteceu em três edições em 2016 e já foram arrecadadas 239 mechas de cabelo. “Poder proporcionar para as crianças uma elevação de autoestima é indescritível. Sabemos que a queda do cabelo é a principal característica do tratamento quimioterápico. Também são alvos de discriminação devido a sua condição. A peruca eleva a autoestima da criança e proporciona uma expectativa de cura maior, com a criança alegre, ela encara o tratamento com outro olhar”, descreve Maurício Paro, um dos companheiros organizadores do projeto. A doação é simples e não tem qualquer restrição quanto a tipo ou cor dos fios. Basta apenas boa vontade e, no mínimo, 15 cm de cabelo que podem ser naturais ou com química.

O Projeto Tesoura Rosa é mais um dos grandes projetos inspiradores do programa Rotaract. Iniciativas em prol da comunidade realizadas por jovens líderes.

Quer saber mais?
Rotaract Club Rio Branco Paul Harris – rctphriobranco@hotmail.com

Conteúdo Produzido por Patricia Kuhn – Gerência de Jornalismo da Rotaract Brasil

O Projeto Tesoura Rosa faz parte da Vitrine de Projetos da Rotaract Brasil.

Quer participar, saiba mais no link: http://goo.gl/asbH05

Tulho Melo

Diretor de Tecnologia da Informação nas gestões 2016-17 e 2015-16. Responsável pela criação desse site, também desenvolveu o aplicativo da Rotaract Brasil. Associado fundador do Rotaract Club Belo Horizonte Pampulha, distrito 4760 e RDR 2014-15. Membro ativo da família rotária desde 2015, quando ingressou no Interact Club de João Monlevade, distrito 4520.

Comentários no Facebook