Jantar às Cegas

A 43ª Conferência Nacional de Rotaract Clubs (CONARC) deste ano foi realizada na cidade de São José do Rio Preto, no interior paulista, tendo início no dia 25 de janeiro e término no dia 29 do mesmo mês. Contado com uma programação inovadora e atrativa, tendo como tema o lúdico mundo espacial, a CONARC das Galáxias fez história através de seus treinamentos, festas temáticas, passeios e palestras durante esses 5 dias.

Um dos momentos mais esperados do evento foi o Concurso Nacional de Projetos (CNP), que teve mais de 2500 projetos inscritos, deixando evidente a competência, determinação e criatividade dos clubes de Rotaract espalhados ao redor do país. Contudo, dentre os projetos vencedores do CNP, um merece destaque especial, tratando-se do Jantar às Cegas, realizado pelo Rotaract Club de Bauru Norte, SP, Distrito 4510.

Vencedor de Imagem Pública e da Categoria Especial, o projeto supramencionado, consistiu num jantar sensorial gratuito oferecido a 80 pessoas na sociedade bauruense, em que os participantes permaneceram durante todo o tempo com os olhos vendados, experimentando a necessidade de se utilizar somente do tato, olfato, audição e paladar.

Segundo Fernando Cabral, Diretor de Protocolo do Rotraract Club de Bauru Norte, o objetivo principal do projeto, foi o de impactar a conscientizar a população local, acerca da importância da inclusão dos deficientes visuais na sociedade:

“O Jantar às Cegas não é só sobre mostrar uma nova ótica a respeito dos deficientes visuais, ele vai além. Eu creio que é sobre impactar as pessoas da maneira correta e mostrar que as ações que fazemos e consideramos simples no dia-a-dia, na verdade, são um desafio para eles, e, portanto, cabe a nós e a comunidade no geral, trabalhar para que eles se sintam inclusos na sociedade. É sobre dar uma luz para quem vive, dia após dia, na escuridão.”

             Sendo assim, pode-se constatar que, além do impacto causado nos convidados e em toda região, em virtude de sua grande repercussão, o Jantar às Cegas, mostra o comprometimento do Programa Rotaract ao trabalhar em prol de uma sociedade mais justa e igualitária, que sabe conviver e respeitar as diferenças.

Marina Fabro

Diretora Executiva da Libelle Marketing e Comunicação e Agente Autorizada de Publicidade da RBS TV, graduada em Marketing pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Erechim e com MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade IDEAU. Voluntária há mais de 5 anos e é associada do Rotaract Club Erechim Paiol Grande, na cidade de Erechim/RS. Além disso, é a atual Diretora de Imagem Pública e membro da equipe do Concurso Nacional de Projetos da Rotaract Brasil.

Comentários no Facebook