Conheça as ações número 30 e 47 para transformar o mundo!

 

Ação 30 – Doar cadeiras de rodas a organizações da sociedade civil ou pessoas necessitadas

Ação 47 – Arrecadar lacres de alumínio, dando a destinação adequada, por meio da constituição de parcerias com a comunidade

Rotaract Club de Jaraguá do Sul – Distrito 4650

“O nosso projeto é contínuo, mas entre julho e agosto deste ano, recebemos cerca de 270 quilos de lacres de alumínio. A campanha Lacre do Bem surgiu em meados de 2014, através de uma sugestão de uma companheira do Rotary Club padrinho. O primeiro objetivo, além de coletar os lacres, era desmistificar os mitos populares de que arrecadar lacres não revertia por uma cadeiras de rodas.

Para cada cadeira de rodas entregue, a campanha precisa arrecadar 90 quilos de lacres de alumínio. Essa quantidade corresponde a cerca de 140 garrafas pet de dois litros cheias de lacres. Para facilitar a coleta de lacres e divulgar à Família Rotária de Jaraguá do Sul, foi desenvolvido um totem coletor de lacres do qual é distribuído de forma gratuita para os pontos de coleta.

Um dos diferenciais do Lacre do Bem, é que desde o surgimento do projeto, a comissão do definiu que apenas as entidades sociais estariam aptas a receberem as doações das cadeiras de rodas provenientes do projeto.

Hoje a nossa rede de coleta possui 65 pontos de coletas e conquistou a região do Vale do Itapocu, composta por cinco cidades, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder e Massaranduba. Além disso, temos um ponto de coleta na cidade de Joinville, assim podemos receber doações de uma população de seis municípios que somados ultrapassam 840 mil habitantes.

Outro ponto de destaque é a formação de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul, Bombeiros Voluntários, Rotaract Club de Guaramirim e o Projeto Força do Lacre da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) por intermédio do SESI, SENAI e IEL.

Além disso, para deixarmos tudo registrado, documentado e com transparência aos parceiros e integrantes do Rotaract Club, a comissão do projeto desenvolveu o Termo de Comodato do Totem, Termo de parceria entre projetos, Controle de Coleta de Lacres, Termo de Doação da Cadeira de Rodas, Formulário de preenchimento on-line e um mapeamento através do Google My Maps.  

A campanha realizou três entregas de cadeiras nos últimos 20 dias, uma para o Pronto Atendimento de Corupá; Outra para a Pastoral Social de Massaranduba e por último, a Associação das Senhoras de Rotarianos de Jaraguá do Sul.

Mas as arrecadações não param e por meio da nossa rede de contato com os pontos de coletas, realizamos coletas mensais e, em breve, outras cadeiras de rodas serão entregues para as entidades da região.”

 

O seu clube também já está participando das 50 ações? Então corre preencher o formulário com o que vocês já fizeram: https://goo.gl/Shzs1L
Você quer saber mais sobre as 50 ações para transformar o mundo, então confere o guia do projeto multidistrital: https://goo.gl/7y98T1

Conteúdo produzido por Milena Castro, assessora da Diretoria do Projeto Multidistrital 2017-18.

Curadoria: Equipe de Imagem Pública da Rotaract Brasil

 

Comentários no Facebook