Como comemorar o Dia Mundial de Combate à Pólio?

O Dia Mundial de Combate à Pólio é comemorado em 24 de outubro, mas já está na hora de planejar e cadastrar no nosso site um evento ou atividade para celebrar a data. No ano passado, o Brasil ficou em primeiro lugar no ranking de países com o maior número de ações registradas no site endpolio.org/pt. E queremos repetir a dose!

Além dos motivos que já listamos no nosso blog, é bom lembrar que a realização de uma ação para comemorar a data é uma das metas da Menção do Rotary e que os Rotaract Clubs também podem se envolver e cadastrar seus eventos. Ou seja, há razões de sobra para participar!

Mas afinal, que tipo de atividade pode ser realizada?

Vale tudo, desde eventos mais elaborados até atividades mais simples, contanto que sejam realizados perto do Dia Mundial de Combate à Pólio e visem aumentar a conscientização pública sobre a causa. Lembrando que não é preciso esperar até o dia da atividade para incluí-la no site. Se você já sabe o que vai fazer, adicione sua ação hoje mesmo!

Veja a seguir algumas ideias:

Caminhada Elimine a Pólio Agora: reúna seus companheiros de clube, familiares, rotaractianos e outros membros da família rotária e vá às ruas mostrar que falta muito pouco para acabarmos com a paralisia infantil. Vista camisetas e crie faixas com o logo da campanha ou, se preferir, organize um passeio ciclístico, corrida ou carreata para chamar a atenção do público.

Arrecadação de fundos: planeje um almoço ou jantar beneficente e venda ingressos para seus conhecidos. Durante o evento, organize uma pequena apresentação, explicando a importância do combate à pólio, o envolvimento do Rotary nessa iniciativa e o atual status da doença no mundo (você pode até distribuir esta folha informativa para os participantes). Depois, doe o lucro obtido ao Pólio Plus. Outras alternativas para angariar verbas incluem: bazar, rifa, pedágio, show, evento esportivo.

Palestra sobre a pólio: peça para médicos ou outros profissionais da área da saúde fazerem uma apresentação ou painel sobre a paralisia infantil. Convide gestantes, pais e a população em geral para participar. Você pode aproveitar a ocasião para mostrar o vídeo Falta Só Isto, distribuir folhetos informativos e coletar fundos para a causa.

Reunião para assistir ao evento do Rotary: no dia 24 de outubro, o Rotary fará uma apresentação sobre o status da erradicação da pólio no mundo. Haverá transmissão ao vivo diretamente da sede da Fundação Bill e Melinda Gates, em Seattle, EUA, e o melhor: com tradução simultânea para o português! Então, organize um grupo para acompanhar o evento pelo site endpolio.org/pt às 19h30 (horário de Brasília) ou para assistir a gravação, que será disponibilizada posteriormente.

Distribuição de materiais promocionais: faça um mutirão para distribuir o folheto sobre a contagem regressiva para a erradicação em locais com grande fluxo de pessoas (shopping centers, faróis de trânsito, áreas comerciais, supermercados, etc.) e coloque pôsteres em farmácias e postos de saúde.

Campanha multiclube: faça parceria com outros Rotary, Rotaract e Interact Clubs do seu distrito para divulgar nas mídias sociais o Dia Mundial de Combate à Pólio e a importância da erradicação. Lembre-se de usar a hashtag #endpolio.

Iluminação de ícones arquitetônicos: aumente a conscientização pública de forma inovadora e diferente, projetando o logo da campanha Elimine a Pólio Agora em edifícios, teatros ou qualquer outro local de destaque da sua cidade. Para tentar conseguir a cobertura da mídia local, envie um press release com informações adicionais.

Cadastre seu evento ou atividade hoje mesmo em no site endpolio.org/pt/register-your-event

Comentários no Facebook