Conheça as ação número 12 para transformar o mundo!

Ação 12 – Arrecadar e distribuir brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade

Rotaract Club de João Pinheiro – Distrito 4760

Esse projeto, o qual chamamos de “ajude um brinquedo a encontrar uma criança” é o melhor e mais gratificante que realizamos até hoje. Foi realizado pelo Rotaract Club de João Pinheiro aqui na nossa cidade em três bairros mais carentes.

Ele consistiu na arrecadação de brinquedos novos e usados para doação a crianças em situação de vulnerabilidade social.

A arrecadação foi feita de diversas formas e conseguimos abranger grande parte da comunidade de nossa cidade. Primeiro visitamos todas as escolas de educação infantil com bilhetinhos destinados aos pais dos alunos, pedindo que doem seus brinquedos que não usam mais, explicando às crianças a importância de praticar a empatia. Para isso, deixamos caixas bem grandes e decoradas nos pátios das escolas, com o cartaz do projeto, para que as crianças depositassem suas doações.

Também deixamos caixas em pontos de recolhimentos estratégicos, como supermercados, lojas de brinquedos, rádio local, na sede do Rotary, dentre outros.

A divulgação foi feita através das redes sociais, mídia local, blitz no semáforo, panfletagem e adesivos nos carros dos rotaractianos e dos rotarianos.

Posteriormente, montamos uma oficina para consertar, lavar e embrulhar de presente os brinquedos arrecadados, bem como para etiquetá-los de acordo com a faixa etária apropriada.

E no dia 12 de outubro saímos em um caminhão entregando os brinquedos em bairros carentes.

Além de ensinar as crianças a praticar a caridade, doando os brinquedos que não usam mais, esse projeto torna o dia das crianças mais feliz para aquelas em situação de pobreza que não tem condições de ganhar brinquedos de seus familiares.

Aprendemos diversas lições com esse projeto. Enquanto clube vimos a importância do planejamento para o sucesso de um projeto, visto que como elaboramos e seguimos um cronograma de atividades que fez com que as coisas fluíssem bem. Enquanto pessoas, nós aprendemos a dar valor naquilo que temos ante a alegria das crianças em ganhar um presente tão simples, como uma boneca, um livro ou uma mochila escolar de rodinhas. Aprendemos também a importância de realizar projetos que envolvam as crianças carentes da nossa comunidade.

Texto: Joyce Gabriella Martins

Link das fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1rfgYLjpcOaNP7KebQGqQqOL7b3ryw87g

O seu clube também já está participando das 50 ações? Então corre preencher o formulário com o que vocês já fizeram: https://goo.gl/Shzs1L
Você quer saber mais sobre as 50 ações para transformar o mundo, então confere o guia do projeto multidistrital: https://goo.gl/7y98T1

Conteúdo produzido por Milena Castro, assessora da Diretoria do Projeto Multidistrital 2017-18.
Curadoria: Equipe de Imagem Pública da Rotaract Brasil

Comentários no Facebook