Conheça a Rotaract Brasil

Quando entramos no Rotaract, começamos a ouvir diversos tipos de siglas e nomes diferentes terminados em “Irc” e “Act”, mas vira e mexe, existe um em especial que é bastante usado “Rotaract Brasil”, mas muita gente ainda não conhece o que é, e o que ela faz. Por isso, decidimos trazer um pouquinho da nossa história, nesse começo de ano rotário.

Fundada oficialmente em 1991 como OMIR Brasil (Organização Multidistrital de Informação de Rotaract do Brasil), hoje Rotaract Brasil, existe para fortalecer os clubes e os distritos do país por meio de troca de informações entre os Rotaracts, elevando o nível de trabalho, o profissionalismo e o marketing em diversas regiões.

Está presente nos 38 distritos brasileiros, trabalhando juntos com todos os associados, os clubes e os distritos por um Rotaract cada vez mais forte e atuante.

A organização possui uma visão global favorecendo as ações estratégicas de todo o programa. Tem alterado, inclusive, situações problemáticas nos distritos e clubes por meio de informações e conselhos. Como também vem se destacando no nível de trabalho e intercâmbio com outras organizações.

E como disse nosso presidente Samuel Neivel Tem a missão de unir distritos e gerar informações em prol do desenvolvimento do programa no Brasil. Enquanto isso, promove o engajamento dos rotaractianos em seus mais variados projetos e campanhas, fazendo com que entrem em ação em prol de suas comunidades e impactando as suas vidas. A nossa missão nada mais é que transformar o programa no Brasil com base na liderança de cada associado, onde a liderança poderá se desenvolver na prática”.

A Rotaract Brasil é composta por rotaractianos de todo o Brasil, sendo assim, qualquer rotaractiano do país pode fazer parte da nossa equipe, basta apenas ter valores muito bem alinhados aos nossos.

Institucional da Rotaract Brasil

Missão: é atuar como catalisadora do programa Rotaract no Brasil por meio do gerenciamento eficaz de informações.

Visão: ter o reconhecimento pela família internacional como importante potencializadora do desenvolvimento do programa Rotaract.

Valores:

– Paixão pelo Rotaract

– Liderança e profissionalismo

– Transparência

– Respeito

Sonho:

Tornar o Rotaract como o programa de liderança mais desejado entre os jovens de 18 a 30 anos do Brasil.

Projetos e ações

Portal Rotaract Brasil: o portal é o principal meio de informações do universo rotaractiano brasileiro. O espaço permite encontrar dados de clubes, consultar e compartilhar projetos realizados em todo o país, como também conferir as principais notícias e conteúdo da Rotaract Brasil e do universo rotaractiano. Acesse: www.rotaractbrasil.org.br

Produção de conteúdo: a Rotaract Brasil possui a Diretoria de Imagem Pública, responsável pela produção de conteúdo do universo rotaractiano. Dentre seus principais projetos estão o Portal Rotaract Brasil, a fanpage Rotaract Brasil, o Instagram Rotaract Brasil, incluindo a vitrine de projetos, o boletim informativo e a TV Rotaract.

Censo Rotaractiano: é um projeto que vista entender o perfil do rotaractiano brasileiro, por meio, de um questionário (censo). Seu objetivo é identificar oportunidades de crescimento do programa, bem como captar informações para sua utilização de forma estratégica com parceiros e patrocinadores. Este é realizado uma vez a cada dois anos rotários.

Concurso nacional de projetos: o CNP busca destacar projetos e ações realizados no país, nas categorias: comunidades, finanças, internos, internacionais, profissionais, meio ambiente e ação.

Concurso nacional de oratória:  o CNO visa fomentar o desenvolvimento dessa habilidade de liderança pelos rotaractianos do país por meio de um concurso que conta com um participante de cada distrito.

Projeto Multidistrital:

Com o propósito de unir as forças rotaractianos de todo país em prol de uma causa e para gerar relevância e impacto, a Rotaract Brasil propõe aos clubes e distritos o Projeto Multidistrital.

Pins de reconhecimento: para aqueles que completam 3, 5, 8 ou 12 anos, a Rotaract Brasil tem um Pin de Reconhecimento, a fim de valorizar os serviços prestados ao Programa Rotaract. O distintivo é entregue durante a CONARC ou, para aqueles que não puderem estar presentes, durante a sua respectiva CODIRC.

Prêmios: como forma de reconhecer os serviços prestados de rotaractianos e rotarianos em cada distrito, a Rotaract Brasil oferece duas formas de premiação. O Prêmio Bill Baumgardner é uma honraria atribuída a um rotaractiano. Da mesma forma, o Prêmio Armando Arruda Pereira reconhece os rotarianos que tenham desenvolvido grandes serviços ao programa Rotaract Club.

Treinamentos: o compartilhamento de conhecimento é algo fundamental para evolução do Programa Rotaract no país. Como principais iniciativas, a Rotaract Brasil trabalha fortemente na organização do Seminário Multidistrital de Líderes Distritais e na programação da CONARC.

Parcerias institucionais: a Rotaract Brasil tem uma área exclusiva para busca, manutenção e evolução de parcerias em prol dos clubes e distritos brasileiros.

TRIP Rotaract Brasil: o projeto busca proporcionar aos rotaractianos e aos clubes anfitriões a possibilidade de criar laços afetivos dentro do programa Rotaract, realizando troca de experiências que diminuam as distâncias culturais.

 

Conteúdo Produzido por Fernanda Kellen Oliveira | Redatora da Rotaract Brasil

Comentários no Facebook