Prevenir é um ato de Amor

O movimento popular conhecido mundialmente como Outubro Rosa nasceu na década de 1990, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnósticos e de tratamento contribuindo para a redução da mortalidade.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, tornando-se uma leitura visual, por meio do laço na cor rosa, grande símbolo da campanha, compreendida em qualquer lugar do mundo.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, com cerca de 25% de casos novos a cada ano no mundo e 28,1% no Brasil, segundo dados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

Causa e sintomas do câncer de mama

Todos sabem ou imaginam que o câncer de mama não possui somente uma causa. A idade é um dos fatores de risco mais impactantes para a doença. Segundo o INCA, cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. No entanto, fatores ambientais, comportamentais, da história reprodutiva e hormonal, como também genéticos e hereditários, também são fatores que aumentam os riscos.

É muito importante para nós mulheres observar suas mamas, sem técnica específica, valorizando a descoberta de pequenas alterações mamárias, como por exemplo: algum caroço fixo ou endurecido, pele da mama avermelhada, alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou pescoço, como até mesmo saída espontânea de líquidos dos mamilos.

Caso descubra qualquer alteração nas mamas, você deve procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. Lembrando que tais alterações podem não ser câncer de mama, mesmo assim, não deixe de procurar um especialista.

Prevenção

As mulheres podem evitar alguns casos de câncer de mama com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar

Faça sua parte

Cada vez mais é importante criar projetos e ações para divulgar e conscientizar as mulheres sobre o Câncer de Mama.

Existem milhares de projetos que são realizados todos os anos em apoio a prevenção do Câncer de Mama.

Nosso papel é apoiar esta causa. Seja realizando uma pequena ação interna dentro dos clubes ou uma grande ação para todo uma comunidade.

Divulgação por mídias impressas e online (redes sociais), palestras de conscientização em comunidades ou dentro do seu clube, projetos com instituições que apoiam as mulheres que sofrem pelo Câncer de Mama, são algumas das ações que você, junto com seu clube, pode fazer a diferença!

Acesse http://projetos.omirbrasil.org.br/home.php e conheça milhares de projetos que já foram realizados apoiando esta causa.

 

Conteúdo Produzido por Fernanda Kellen Oliveira | Redatora da Rotaract Brasil

*Imagem cedida por Vitor Zocarato (https://www.facebook.com/vitorgarciafotografia/)

Comentários no Facebook