Um Mundo Melhor Através do Interact

Falar sobre Interact não é fácil, ainda mais para quem é ou foi interactiano(a), porque Interact traz uma intensidade muito grande de experiências e sentimentos. TUDO é muito intenso e verdadeiro, capaz de moldar quem somos, despertando aquilo que de melhor a gente tem dentro de nós mesmo e levando isso ao mundo, como um presente.

Um presente! Foi isso que, há mais de 50 anos, o Rotary deu ao mundo. Alicerçado num lema que fala sobre diversão e seriedade, o Interact comemora seus 56 anos de história nesta semana, mais especificamente no dia 05 de novembro. Estamos vivendo a Semana Mundial de Interact!

Por isso, é tempo de comemorarmos e a Roberta Schneider Cecyn, Presidente da MDIO Interact Brasil, nos lembra dos motivos pelos quais devemos celebrar: “Em 56 anos muitas mudanças foram causadas no mundo pelo Interact, muitos líderes foram formados, muitos laços de amizade foram criados e o sentimento de solidariedade, de companheirismo, de afeto e compreensão foi colocado em prática. Seria um crime não comemorar, principalmente pelo fato de tudo isso ter sido feito por jovens de 12 a 18 anos, uma faixa etária marcada pela sua vitalidade e animação. Ao comemorarmos o aniversário do Interact, instigamos e damos a oportunidade de mais pessoas se beneficiarem com o programa e, dessa forma, beneficiarem o mundo”.

Na entrevista que realizei com a Beta, fiz questão de questionar ela sobre como seria o mundo se o Interact nunca tivesse sido criado e a resposta dela me surpreendeu: “Eu acredito que seria um mundo mais cinza e menos esperançoso, pois a maior função dos jovens é mostrar às gerações mais velhas que, com a inovação e a energia que possuímos, somos capazes de resolver os problemas que cercam a sociedade. Sem o Interact, mais de um milhão de jovens sequer saberiam que têm esse poder. A fundação do Interact, com certeza, foi uma das decisões mais importantes que o Rotary tomou, pelo fato de investir em pessoas, que são a força motora de tudo que acontece no mundo, destacando o fato desse investimento ser feito na fase em que estão concretizando o caráter e os pensamentos. Investindo na juventude, é possível garantir que, enquanto houver pessoas que passaram pelo Interact, nem que seja ‘apenas’ uma, boas ações estarão sendo realizadas, sem importar como, onde, quando ou porque, mas estarão, e essa é a melhor e mais efetiva forma de mudar o mundo”.

O Interact empodera o jovem e mostra para ele que não só é possível construir um mundo melhor, mas que ele é protagonista nessa construção e dá as ferramentas para isso. Os resultados que colhemos através desse empoderamento que o Interact proporciona são resultados coletivos.

Nessa linha, as ações para a Semana Mundial de Interact foram planejadas, buscando impactar o maior número de pessoas, levando toda essa energia potente do Interact além, para que mais jovens saibam que existe um caminho em que diversão, seriedade, protagonismo e transformação convergem. Nas palavras da Beta: “A nossa intenção é que todos terminem essa semana impactados por uma onda de inspiração: os interactianos, suas famílias e amigos, rotaractianos, rotarianos, membros da casa da amizade e a comunidade externa, que é um dos focos”.

E o que esperar dos próximos anos? No que o Interact ainda pode e deve evoluir? Segundo a Beta, o Interact pode e deve aumentar os laços internacionais, fazer mais contato com interactianos de outros países e fazer com que isso gere, como consequência, projetos de impacto global, pois, com esses contatos, estarão muito mais abertos a compreensão e conhecimento das necessidades dos povos de todo o mundo. Ela ressalta: “Também é necessário evoluir no que se diz respeito à relação com o Rotaract e o Rotary, mas essa é uma missão de todos e aos poucos vamos conquistando”.

Sobre o papel do Rotaract para o progresso do Interact, a Beta foi categórica: “Compreender que somos necessários um para o outro é um grande avanço para os dois programas! É muito importante que o Rotaract, com a sua maturidade, auxilie o Interact, para que o mesmo tenha mais profissionalismo em suas atividades, sem deixar de ser aquele parceiro que está sempre caminhando junto. Já pararam para pensar que o clube de vocês pode ser contemplado com pessoas que já possuem conhecimento rotário, já têm prática em projeto e a oratória e a liderança em desenvolvimento?”.

Confesso que fiquei sem palavras depois dessa entrevista e que bom! Nada do que eu pudesse escrever aqui seria capaz de traduzir toda a importância que esse programa tem. Interact é emoção pura e verdadeira. Não é sobre entender, é sobre sentir!

Feliz aniversário para o nosso querido Interact! Parabéns, interactianos, vocês são incríveis. Gratidão por terem aberto o caminho para que o Rotaract pudesse existir. Contem conosco sempre, pois, como diria a Beta: “ Juntos podemos e VAMOS muito mais longe!”.

 

Conteúdo Produzido por Gabriela Lamb | Redatora da Rotaract Brasil

Comentários no Facebook