Um troféu na mão e quinze sonhos realizados.

Para uma menina, comemorar os 15 anos é um dos momentos mais especiais da sua vida. Tudo porque o sonho de um baile de debutante, com vestido rodado, com valsa e muitos amigos é alimentado socialmente para valorizar esse “ritual de passagem”. Todavia, os altos custos de realizar essa festa mágica impossibilitam muitas dessas meninas em realizar esse tão desejável sonho.

Em 2017, o Rotaract Club de Sinop São Cristóvão, do Distrito 4440, da cidade de Sinop – Mato Grosso, alcançava os 15 anos de fundação. E, após um evento no início do ano rotário 2017-2018, os companheiros do clube decidiram comemorar o seu aniversário realizando o que mais gostam de fazer: o bem sem olhar a quem.

A ideia inicial era realizar um aniversário de 15 anos para uma menina carente do município. Logo, a sugestão foi lapidada e ganhou força. Com uma parceria firmada com a presidente executiva do canal televisivo SBT Sinop, Faira Strapazzon, o clube decidiu realizar um baile de debutantes não somente para uma menina, mas sim, proporcionar esse momento encantador a 15 meninas da cidade de Sinop. Assim, nasceu o projeto “Sonho de Princesa”.

E foi com esse projeto que o clube se consagrou campeão Geral, no Concurso Nacional de Projetos (CNP), realizado durante a 45ª Conferência Nacional de Rotaract Club, sediado em Cuiabá, Mato Grosso, de 16 a 20 de janeiro de 2019.

Portanto, a editoria Vitrine de Projetos traz aos leitores um pouco sobre o projeto “Sonho de Princesa”, confira:

O PROJETO

Regado de simbolismo e representatividade, foi dado início a primeira etapa do projeto, a qual consistia em buscar outras parcerias para o seu desenvolvimento. Conquistando quase que em sua unanimidade todos os apoiadores necessários, que inclusive contou com o lançamento na rede televisiva.

As seleções das agraciadas ocorreram por meio de cartas, nas quais as candidatas deveriam responder a seguinte pergunta: “Por que você merece ganhar o Sonho de Princesa?”. As lágrimas nos rostos e as vozes embargadas se tornaram presentes no processo de leitura das cartas das futuras princesas. Das inscrições, foram selecionadas as 15 histórias mais inspiradoras e emocionantes.

Definidas as histórias, a equipe passou ao próximo desafio: a revelação a cada uma das meninas selecionadas. A emoção novamente marcou presença. Com a parceria do SBT, a comunidade sinopense embarcou junto e conheceu as histórias das princesas.

Após a apresentação, o Rotaract Club de Sinop São Cristóvão e os demais apoiadores e patrocinadores realizaram um chá da tarde com as meninas, com o objetivo de organizar os próximos passos do projeto.

O primeiro compromisso a ser cumprido foi as aulas de valsa. Com o sincronismo nos pés perfeito, as meninas iniciaram a tarefa de escolher todos os itens que uma princesa de verdade merece. O momento de indecisão e ansiedade aflorou entre as meninas que tinham o dever de escolher o seu vestido, joias, adornos e calçados para o grande dia.

A beleza das meninas foi materializada no ensaio fotográfico presenteado pelo um dos apoiadores. Com esta sessão de fotos, criou-se o material de imagem para confecção das lembranças.

Eis que chega o dia esperado, a organização mantém-se a todo vapor para atender as demandas necessárias para a realização do baile de debutantes. O Sonho de Princesa enchia os olhos a todo momento em que um companheiro do clube adentrava no salão, pois não era só um sonho para as 15 meninas que debutariam naquela noite, mas sim, a concretização de um sonho do Rotaract Club de Sinop São Cristóvão em comemoração de anos de trabalho para a cidade.

Então, na primeira nota musical já ecoava no salão a valsa e todos acompanhavam atentos o doce balançar das saias esvoaçantes. Durante a noite, muitas surpresas aconteceram. Todas as princesas foram contempladas com um buquê de flores, como forma de perpetuar aquele momento em seus corações.

O dia 11 de outubro de 2017, definitivamente não sairá da lembrança das meninas, do Rotaract Club de Sinop São Cristóvão e de toda a comunidade sinopense. Um projeto que iniciou em uma van agraciou e oportunizou que 15 histórias se concretizassem em 15 lindas princesas em um baile de debutantes.

PARCERIAS

Para a realização do evento contava que o mesmo necessitaria de projetos para o desenvolvimento de todo o projeto, porém devida a magnitude do Sonho de Princesa, estas parcerias seriam muito maiores do que o almejado inicialmente. Em detrimento dos esforços dos companheiros do clube, o projeto contou com 34 parcerias e cerca de 400 mil reais de investimentos. Foi realizado a custo zero ao caixa do clube, sendo todos os gastos custeados pelas parcerias conquistadas.

VISIBILIDADE NA TV

O projeto proporcionou seis matérias veiculadas no SBT, as mesmas foram lançadas em um programa de maior audiência da emissora, em horário acessível às famílias sinopenses, possibilitando o maior alcance e divulgação do Rotaract Club de Sinop São Cristóvão. O programa especial gravado em detrimento do projeto Sonho de Princesa, que narra todos os momentos, foi lançado no dia 12 de outubro de 2017, um dia após a realização do baile de debutantes.

 

O Projeto “Sonho de Princesa” faz parte da Vitrine de Projetos da Rotaract Brasil.

Quer participar, saiba mais no link: http://goo.gl/asbH05

Conteúdo Produzido por Luan Berti | Redator da Rotaract Brasil

Comentários no Facebook