Nossa História

Ao final da década de 80 e início de 90 surgiam movimentos dentro dos distritos. Rotaract Clubs em todo mundo urgiam por uma estrutura de troca de informações e atividades conjuntas em diversas nações ou regiões. Surgiu então, por influência e luta principalmente dos brasileiros, as OMIR (Organizações Multidistritais de Informação de Rotaract) ou MDIO (Multidistric Information Organizations).

Fundada oficialmente em 1991 como Omir Brasil, hoje denominada Rotaract Brasil, é a organização de âmbito nacional do Rotaract, no Brasil. Sua descrição oficial é: Organização Multidistrital de Informação de Rotaract do Brasil. Apesar de sermos compostos por 38 distritos do Brasil, para RI não existe o parâmetro nacional, por isso formamos uma Organização Multidistrital, ou seja, vários distritos).

A Rotaract Brasil foi criada para aumentar o intercâmbio de informações entre os Rotaracts, elevando o nível de trabalho, o profissionalismo e o marketing para toda a organização. A Omir não é apenas seu presidente e equipe, mas os RDRs (representantes distritais de Rotaract), os presidentes dos clubes e toda a rede de informações gerada por todos esses. As deliberações que não sejam atos administrativos (que visem o bom cumprimento do Regimento e funcionamento da Omir) são tomadas pelos RDRs. A Rotaract Brasil tem alterado, inclusive, situações problemáticas nos distritos e clubes, simplesmente informando e aconselhando. A visão global que uma organização como esta tem favorece muito as ações estratégicas de todo o programa.

Nossa organização vem se destacando no nível de trabalho e intercâmbio com outras organizações, como fizemos na primeira reunião com Omirs de todo o mundo, quando convocamos no INTEROTA (Conferência Mundial do Rotaract) de 1999. Apesar disso, ainda temos muito a desenvolver, assim como todo o programa Rotaract. E seguimos fortes nesse objetivo.