Três histórias inspiradoras

O mês de outubro é preenchido com a cor rosa. Laços, luzes e outros adereços são colocados em diversos pontos da cidade, anunciando a chegada da campanha Outubro Rosa, que há 28 anos alcança o mundo de uma forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma nobre causa.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é celebrado em todo o mundo. Essa campanha iniciou em 1990, nos Estados Unidos quando ocorreu a primeira corrida pela cura do câncer de mama, pela Fundação Susan G. Komen.

No Brasil, a iniciativa aconteceu em 2002 quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo/SP, foi iluminado com a cor rosa.

O câncer de mama é um tumor que mais acomete as mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – INCA, estima-se 59.700 casos novos desta enfermidade, para cada ano do biênio 2018-2019, com risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Falar sobre câncer de mama ainda é um assunto delicado, ainda mais para aquelas que sentiram na pele o que é possuir esse tumor maligno. E com o objetivo de conscientizar e mostrar que ser diagnosticado com esse tipo de câncer não é o fim da linha, o Rotaract Club de Arapoti, do Distrito 4710, realizou um documentário seriado, intitulado “Três histórias que vão mudar a sua vida”, que mostra a história de vida de três guerreiras que lutaram contra o câncer.

Segundo o rotaractiano do clube, Nicolas Penna, o projeto tem o propósito de mostrar um lado que nem sempre é compartilhado através das histórias, identificando as etapas e levando informações sobre a doença, prevenção, autoexame, tratamento e autoestima.

A ideia de fazer o documentário surgiu após diversas reuniões. “Depois de algum tempo debatendo e tentando estruturar o projeto, juntamos as ideias e resolvemos usar as histórias de vida para mostrar a perspectiva de quem passou pelo câncer”, explica Nicolas.

Com o projeto estruturado, o clube entrou em contato com as entrevistadas e possíveis parceiros. Segundo o companheiro Nicolas, foram escolhidas três mulheres para o documentário, sendo elas: Helen Humberto Lengruber, Bruna Costa Souza da Silva e Vera Lúcia Tomaz Salvador.

O documentário conta com cinco episódios e mais um vídeo surpresa. Até o momento, foram disponibilizados dois capítulos, os quais foram postados na fanpage do clube. O próximo capítulo tem a previsão de ser disponibilizado na próxima semana.

Para a realização do documentário o clube foi em busca de apoiadores, o qual foi conseguido para a produção das entrevistadas até para as filmagens. “Conseguimos o apoio de duas maquiadoras que nos ajudaram a embelezar ainda mais as entrevistadas. A empresa de um dos nossos sócios criou a arte da campanha e os folders que usamos para divulgar e um veículo de notícias da nossa cidade que nos ajudou com as gravações e divulgação nas redes sociais”, salienta o rotaractiano. O Rotary Club de Arapoti também auxiliou a divulgar o projeto.

Na questão financeira, o clube somente teve o investimento com as impressões dos folders que foram usados para divulgar o projeto na cidade. O restante foi conseguido por meio de parcerias com empresas.

Embora o projeto esteja em andamento, Nicolas Penna destaca que o clube já está colhendo os frutos. “As pessoas da nossa cidade estão recebendo os vídeos muito bem e abraçaram a causa como se fosse delas. Os vídeos circularam em vários grupos de WhatsApp. Recebemos também muitas mensagens positivas em nossas redes sociais, agradecendo o clube pela iniciativa”.

Ficou curioso e quer conhecer o documentário “Três histórias que vão mudar a sua vida”? Então assista abaixo os dois episódios já disponibilizados:

Episódio 1

https://www.facebook.com/rotaractclubdearapoti/videos/2101950026735538/
Episódio 2

https://www.facebook.com/rotaractclubdearapoti/videos/1126711820825283/

Para não perder os próximos capítulos do documentário curta a fanpage do Rotaract Club de Arapoti (https://www.facebook.com/rotaractclubdearapoti) e fique de olho que logo serão disponibilizados.

O Projeto “Três Histórias que vão mudar a sua Vida” faz parte da Vitrine de Projetos da Rotaract Brasil.

Quer participar, saiba mais no link: http://goo.gl/asbH05

Conteúdo Produzido por Luan Berti | Redator da Rotaract Brasil

 

Comentários no Facebook